Implantação de pmoc e Manutenção Preventiva.

upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/...WhatSapp  

Implantação de pmoc e Manutenção Preventiva.

Manutenção Preventiva Ar Condicionado

A manutenção preventiva do ar condicionado visa a conservação e restauração dos equipamentos e instalações com o objetivo de prevenir o cliente contra possíveis interrupções no funcionamento do sistema e, consequentemente, redução da vida útil da instalação.

Portanto, quando a manutenção preventiva ar condicionado é executada periodicamente, é possível garantir as condições do projeto, bem como o fornecimento de um ar de qualidade. Dessa forma, o capital investido pelo cliente é protegido, a necessidade de novos investimentos reduzida e, quando necessária, programada.

Sendo assim, sua execução é baseada em um programa pré-estabelecido no qual são detalhados os serviços que devem ser executados e em qual periodicidade.

Implantação de PMOC

A manutenção preventiva ar condicionado é de extrema importância para o bom funcionamento do sistema. Conforme lei federal 13.589, o PMOC é um conjunto de documentos onde constam os dados do sistema de ar condicionado do empreendimento e todas as rotinas necessárias. Assim sendo, os documentos que fazem parte do PMOC são:

  • PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle.
  • ART – Anotação de Responsabilidade Técnica
  • Planta do sistema de ar condicionado.
  • Análise da qualidade do ar climatizado realizado por empresa especializada.

Com a finalidade de garantir melhores instalações, em 04 de janeiro de 2018 entrou em vigor a Lei Federal 13.589 a qual conforme Art. 1º – “Todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizado artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes.”. 

Assim, as Vigilâncias Sanitárias dos Municípios, do Estado e a Anvisa fiscalizam essa nova Lei, porém não se limitando a estes órgãos. A princípio, de acordo com a Lei 6.437/77, a multa pode variar de R$ 2.000,00 a R$ 1.500.000,00 , sendo dobrada na sua reincidência. A nova lei com todos os detalhes é pública e pode ser encontrada no link http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13589.htm 

PMOC e a sua Saúde

Ocupantes de ambientes climatizados artificialmente podem adquirir diversas doenças respiratórias, conhecidas como Doenças Pulmonares Ocupacionais. Em síntese, estas doenças são causadas pela inalação de partículas, névoas, vapores ou gases nocivos no ambiente de trabalho. A princípio, estas substâncias podem se depositar nas vias aéreas ou nos pulmões, dependendo de tamanho e do tipo de partículas que as compõem. Por exemplo, partículas maiores tendem a ficar retidas nas narinas ou nas vias aéreas, sendo que as menores tendem a atingir os alvéolos pulmonares. Dentre os principais sintomas são:

  • Infecções
  • Reações alérgicas e irritantes
  • Dores de cabeça e articulares
  • Irritação nos olhos, nariz e garganta
  • Tosse seca
  • Rinites e sinusites

PMOC e o Consumo de Energia Elétrica

O engenheiro responsável pela elaboração do PMOC, dependendo da aplicação e dos tipos de equipamentos, lista todos os serviços a serem realizados e com qual periodicidade. Destes serviços, dois itens estão indiretamente relacionados com o consumo de energia elétrica:

  • Higienização: o acúmulo de sujeira na serpentina dificulta a passagem do ar e, consequentemente o equipamento (compressor e rotor) devem trabalhar durante um período maior em sua capacidade máxima para ser possível manter a vazão e temperatura requerida. Em relação ao rotor/ventilador sujo, as incrustações que ficam ali depositadas causam o desbalanceamento do mesmo, prejudicando seu funcionamento.
  • Verificações mecânicas: no PMOC são verificados todos os elementos mecânicos como rolamentos, lubrificações, corrente, entre outros. Quando algum destes parâmetros está fora ou alguma peça desgastada, o equipamento também acaba trabalhando em sua capacidade máxima por mais tempo com o objetivo de tentar manter a performance do equipamento. Por isso, é importante que sejam feitas as verificações mensalmente.

PMOC e o seu Processo

Processos industriais requerem parâmetros específicos e controlados de temperatura, umidade, pressão e/ou contagem de partículas em suspensão. Quando não se tem o PMOC e a manutenção preventiva executada corretamente ou em dia, todo o processo industrial fica comprometido:

  • Podem ocorrer falhas não planejadas nos equipamentos de ar condicionado impossibilitando o seu funcionamento, como queima de compressor, por exemplo. Consequentemente o processo industrial pode ter que ser pausado até a correção do problema, causando problemas financeiros graves para a empresa
  • Podem ocorrer problemas não planejados, os quais não necessariamente impedem o funcionamento dos equipamentos, mas que reduzem a eficiência do sistema mantendo algum parâmetro fora do especificado. Como exemplo podemos citar filtros saturados, os quais reduzem a vazão do sistema e, consequentemente alteram todos os outros parâmetros – temperatura, umidade e pressão.

As paradas que poderiam ser planejadas para substituição de filtros, higienização e demais verificações se tornam em momentos aleatórios, pois serão feitas manutenções corretivas apenas quando o sistema apresentar falhas, prejudicando o cronograma e fabricação da empresa

Para entrar em contato conosco a respeito de PMOC e manutenção preventiva ar condicionado, mande uma mensagem no link whatsapp:https://wa.me/5511998315361